domingo, 24 de abril de 2011

 








Na verdade, não há vida fora do momento presente. Cedo ou tarde, todos nós deveremos chegar a um acordo com este fato simples.

Se vocês estiverem a despertar plenamente no momento presente, e permanecerem fundamentalmente ancorados na Presença, então terão que se libertar do emaranhado de seu próprio passado. Não é o verdadeiro passado. É o passado lembrado, que os acessa através da mente sempre que pensam. Vocês terão também que se libertar do futuro imaginado, que nada mais é do que o passado projetado à frente. É simplesmente uma fantasia.

O verdadeiro futuro não existe no mundo da mente. O verdadeiro futuro se desdobra através do portal do momento presente, assim como o verdadeiro passado é acessível através do portal do momento presente.

Para se libertar do passado, há inúmeros passos que terão que dar.

1 – Se há sentimentos do passado, que estiveram reprimidos dentro de vocês, terão que permitir a estes sentimentos a oportunidade de se manifestarem em expressão consciente e responsável. Vocês não estão tentando se livrar destes sentimentos. Vocês estão simplesmente lhes permitindo que se expressem. Tudo na existência tem um direito de existir, incluindo os sentimentos da necessidade, mágoa e raiva. Se a eles foi negado o direito de existir quando eram jovens, porque eles eram muito dolorosos então, ou simplesmente não lhes foi permitido a expressão, eles terão que ser recuperados ao fluxo da expressão consciente que uma vez lhes foi negado.

2 – O perdão é uma força poderosa, que pode liberar o passado de vocês e vocês do passado. Perdoem a todos aqueles que os magoaram e busquem o perdão de todos que vocês magoaram. O perdão deve ser autêntico. Algumas vezes, a dor e a raiva em relação àqueles que os magoaram, devem ser experienciados plenamente, antes que o perdão possa ocorrer.

3 – Com algumas pessoas, a cura do passado é necessária antes que o perdão e a liberação possam verdadeiramente surgir. A boa notícia é que, através do poder da Presença desperta, que é um estado de Unidade com Deus, a cura emocional e da alma é possível de um modo que desafia toda a razão e está além da crença. Ao trabalhar com outros, eu tenho visto muitas vezes as suas vidas transformadas, pois conseguimos trazer à consciência algumas experiências traumáticas do passado, seja nesta existência ou em alguma vida anterior, que estava inconscientemente se projetando e afetando a sua experiência de vida atual.

4 – À medida que se mantêm com ressentimento, culpa ou censura vocês não podem estar presentes, simplesmente porque estes sentimentos os mantêm aprisionados ao passado. Vocês devem trazer estes sentimentos à tona. Traga-os à consciência de um modo amoroso e acolhedor. Identifiquem, reconheçam, confessem e expressem estes sentimentos, mas não os projetem em ninguém. Não acreditem neles. Vocês estão lhes permitindo à consciência, simplesmente de modo que eles não fiquem mais escondidos e assim eles não possam mais controlá-los inconscientemente. Sentimentos de ressentimento, culpa e censura é uma indicação de que vocês não estão assumindo a responsabilidade pela sua vida ou por vocês mesmos. É mais fácil culpar alguém do que assumir a responsabilidade própria.

5 – Este próximo ponto é o mais difícil de compreender e é o mais fácil de resistir. Se vocês continuarem a gerar bons sentimentos, lembrando-se de experiências felizes do passado, permanecerão em cativeiro com a mente e com o ego para sempre. A identificação com memórias felizes os mantém no mundo da mente e travam no lugar todas aquelas memórias infelizes e dolorosas que vocês prefeririam evitar. Isto é porque a mente é um mundo de dualidade, e não há maneira de evitar a dualidade, a não ser se tornar tão plenamente presente que a Unidade seja revelada como o motivo fundamental de sua existência. É o mesmo com o prazer decorrente da antecipação de um evento futuro. Somente o momento presente pode satisfazê-los. É somente quando despertamos plenamente no momento presente que a dualidade é superada e a Unidade, revelada.
(Leonarde_estudo sobre comportamento)



Nenhum comentário:

Postar um comentário