quinta-feira, 10 de março de 2011

MEDITAÇÃO.:.ME...DITA..A ...AÇÃO....

Nos dias de hoje há ainda muitas pessoas que se interrogam sobre a questão “meditação, o que é? e quais os seus benefícios??”. Para iniciar vamos entender a origem da palavra meditação que deriva de duas palavras latinas: meditari (pensar, para se entender, para exercitar a mente) e mederi (curar).”Medha” Sua derivação em sânscrito significa sabedoria.
Há estudos que se debruçam sobre o assunto ”meditação, o que é e quais os seus benefícios” e há também publicações sobre evidências científicas e médicas que demonstram os benefícios da meditação, no entanto há ainda muita resistência à mudança e há aceitação deste tipo de práticas por uma grande maioria das pessoas.
A meditação é, nos dias de hoje, claramente entendida como uma poderosa abordagem que qualquer pessoa pode usufruir para se auto-ajudar a lidar com problemas de saúde, stress e ansiedade. A meditação ajuda a tomar consciência dos padrões de pensamento negativos e ajuda disciplinar a mente, amplificando a contemplação e reflexão. A meditação pode ser considerada uma fonte de sabedoria e cura interior.

Benefícios da meditação

Infelizmente a maioria das pessoas mantém-se completamente desinformadas sobre o verdadeiro significado da meditação e desconhecem os poderosos benefícios físicos e mentais que a meditação pode ter quando praticada com regularidade. A meditação contribui para a libertação da negatividade o que ajuda a pessoa a manter uma pele sempre jovem e uma aparência jovem. A meditação pode ajudar a melhorar o humor e consequentemente ajudar na cura da depressão pela auto-responsabilização e pela auto-observação.

Principios básicos da meditação

  • Concentração é essencial para acalmar a mente na meditação
  • Centrar a atenção na respiração,
  • Tranquilizar  e libertar o ruídos dos pensamentos e dos sentimentos.
  • O propósito da meditação simplesmente o de cultivar a calma.
  • Tornar conscientes e Libertar Os “filmes” que criamos, diariamente, na nossa cabeça.
  • Aprender a não deixar que o passado contamine o nosso presente e deixe de limitar o nosso futuro.
  • Ajuda a percepcionar verdadeiramente as nossas emoções sem as analisarmos, condenarmos ou explicarmos – notando, simplesmente, como estamos.
  • A prática diária deste notar torna-nos mais conscientes dos nossos sentimentos, pensamentos e acções, criando a oportunidade de mudarmos intencionalmente as nossas respostas emocionais e os nossos padrões mentais.

Um comentário:

  1. o título diz tudo ! Interessante e absorvi muitas e boas informações para meu crescimento :DD

    ResponderExcluir