quinta-feira, 28 de abril de 2011










Se você não acreditar naquilo que você é capaz de fazer; quem vai acreditar?
Dizer que existe uma idade certa, tempo certo, local certo, não existe.
Somente quando você estiver convicto daquilo que deseja e esta convicção fizer parte integrante do processo.
Mas quando ocorre este momento? Imagine uma ponte sobre um rio.
Você está em uma margem e seu objetivo está na outra.
Você pensa, raciocina, acredita que a sua realização está lá.
Você atravessa a ponte, abraça o objetivo e não olha para trás.
Estoura a sua ponte.
Pode ser que tenha até dificuldades, mas se você realmente acredita que pode realizá-lo, não perca tempo: vá e faça.
Agora, se você simplesmente não quer ficar nesta margem e não tem um objetivo definido, no momento do estouro, você estará exatamente no meio da ponte.
Já viu alguém no meio de uma ponte na hora da explosão... eu também não.
Realmente não é simples.
Quando você visualizar o seu objetivo e criar a coragem suficiente em realizá-lo, tenha em mente que para a sua concretização, alguns detalhes deverão estar bem claros na cabeça ou seja, facilidades e dificuldades aparecerão, mas se realmente acredita que pode fazer, os incômodos desaparecerão.
É só não se desesperar.
Seja no mínimo um pouco paciente.
Pois é, as diferenças básicas entre os três momentos são:
ESTOURAR A PONTE ANTES DE ATRAVESSÁ-LA Você começou a sonhar... sonhar... sonhar! De repente, sentiu-se estimulado a querer ou gozar de algo melhor.
Entretanto, dentro de sua avaliação, começa a perceber que fatores que fogem ao seu controle, não permitem que suas habilidades e competências o realize.
Pergunto, vale a pena insistir?
Para ficar mais tangível, imaginemos que uma pessoa sonhe viver ou visitar a lua, mas as perspectivas do agora não o permitem, adianta ficar sonhando ou traçando este objetivo?
Para que você não fique no mundo da lua, meio maluquinho, estoure a sua ponte antes de atravessá-la, rompa com este objetivo e parta para outros sonhos! ESTOURAR A PONTE NO MOMENTO DE ATRAVESSÁ-LA Acredito que tenha ficado claro, mas cabe o reforço.
O fato de você desejar não ficar numa situação desagradável é válido, entretanto você não saber o que é mais agradável, já não o é! Ou seja, a falta de perspectiva nem explorada em pensamento, não leva a lugar algum. Você tem a obrigação consciencional de criar alternativas melhores.
Nos dias de hoje, não podemos nos dar ao luxo de sair sem destino.
O nosso futuro não é responsabilidade de outrem, nós é que construímos o nosso futuro. Sem desculpas, pode começar...
ESTOURAR A PONTE DEPOIS DE ATRAVESSÁ-LA.
No início comentei sobre as pessoas que realizaram o sucesso e outras que não tiveram a mesma sorte.
Em primeiro lugar, acredito que temos de definir o que é sucesso.
Sou pelas coisas simples, sucesso é gostar do que faz e fazer o que gosta.
Tentamos nos moldar em uma cultura de determinados valores, onde o sucesso é medido pela posse de coisas, mas é muito mesquinho você ter e não desfrutar daquilo que realmente deseja.
As pessoas que realizaram a oportunidade de estourar as suas pontes de modo adequado e consistente, não só imaginaram, atravessaram e encontraram os objetivos do outro lado.
Os objetivos a serem perseguidos, foram construídos dentro de uma visão clara do que se queria alcançar, em tempo suficiente, de modo adequado, através de fatores pessoais ou impessoais, facilitadores ou não, enfim o grau de comprometimento utilizado para a sua concretização.

A visão sem ação, não passa de um sonho.

A ação sem visão é só um passatempo.
A visão com ação pode mudar o mundo. 
ACREDITE, VOCÊ PODE IR MUITO ALÉM DO QUE IMAGINA!

quarta-feira, 27 de abril de 2011









Para se proteger das energias negativas


Todos nós sabemos, as energias negativas são uma das preocupações
do ser humano. Procurar fugir delas é besteira. Elas nos
alcançam em qualquer lugar do planeta. Mas, podemos nos defender,
começando a tomar uma série de atitudes e providências.
Abaixo, seguem seis dicas pessoais para começar a combatê-las.



1. NÃO TEMER NINGUÉM
Uma das armas mais eficazes na subjugação de um ser é impingir-lhe o medo. Sentimento capaz de uma profunda perturbação
interior, vindo até a provocar verdadeiros rombos na aura, deixandoo indivíduo vulnerável a todos os ataques. Temer alguém
significa colocar-se em posição inferior, temer significa não acreditar em si mesmo e em seus potenciais, temer significa falta de
fé. O medo faz com que baixemos o nosso campo vibracional, tornando-nos assim vulneráveis às forças externas. Sentir medo de alguém é dar um atestado de que ele é mais forte e poderoso. Quanto mais você der força ao opressor, mais ele se fortalecerá.


2. NÃO SINTA CULPA
Assim como o medo, a culpa é um dos piores estados de espírito que existem. Ela altera nosso campo vibracional, deixando nossa aura (campo de força) vulnerável ao agressor. A culpa enfraquece
nosso sistema imunológico e fecha os caminhos para a prosperidade. Um dos maiores recursos utilizados pelos invejosos é fazer com que nos sintamos culpados pelas nossas conquistas. Não faça o jogo deles e saiba que o seu sucesso é merecido. Sustente as suas vitórias sempre!


3. ADOTE UMA POSTURA ATIVA
Nem sempre adotar uma postura defensiva é o melhor negócio. Enfrente a situação. Lembre-se sempre do exemplo do cachorro: quem tem medo do animal e sai correndo, fatalmente será perseguido e mordido. Já quem mantém a calma e contorna a situação pode sair ileso. Ao invés de pensar que alguém pode influenciá-lo negativamente, por que não se adiantar e influenciá-lo beneficamente? Ou será que o mal dele é mais forte que o seu bem? Por que será que nós sempre nos colocamos numa atitude passiva de vítimas? Antes que o outro o alcance com sua maldade, atinja-o antecipadamente com muita luz e pensamentos de paz, compaixão e amor.


4. FIQUE SEMPRE DO SEU LADO;
A maior causa dos problemas de relacionamentos humanos é a "Auto-Obsessão". A influência negativa de uma pessoa sobre outra sempre existirá enquanto houver uma idéia de dominação, de desigualdade humana, enquanto um se achar mais e outro menos, enquanto nossas relações não forem pautadas pelo respeito mútuo.
Mas grande parte dos problemas existe porque não nos relacionamos bem com nós mesmos. 'Auto-Obsessão' significa não se gostar, não se apoiar, se auto boicotar, se desvalorizar, não satisfazer suas necessidades pessoais e dar força ao outro, permitindo que ele influencie sua vida, achar que os outros merecem mais do que nós. Auto - obsediar-se é não ouvir a voz da nossa alma, é dar mais valor à opinião dos outros. Os que enveredam por esse caminho acabam perdendo sua força pessoal e abrem as portas para toda sorte de pessoas dominadoras e energias de baixo nível. A força interior é nossa maior defesa.


5. SUBA PARA POSIÇÕES ELEVADAS;
As flechas não alcançam o céu. Coloque-se sempre em posições elevadas com bons pensamentos, palavras, ações e sentimentos nobres e maduros. Uma atmosfera de pensamentos e sentimentos de alto nível faz com que as energias do mal, que têm pequeno alcance, não o atinjam. Essa é a melhor forma de criar 'incompatibilidade' com as forças do mal e energias incompatíveis não se misturam.


6. FECHE-SE ÀS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS.
As vias de acesso pelas quais as influências negativas podem entrar em nosso campo são as portas que levam à nossa alma, ou seja, a 'mente' e o 'coração'. Além de manter o coração e mente sempre resguardados das energias dos maus pensamentos e sentimentos, fuja das conversas negativas, maldosas e depressivas.
Evite lugares densos e de baixo nível. Quando não puder ajudar,afaste-se de pessoas que não lhe acrescentam nada e só o puxam para o lado negativo da vida. O mesmo vale para as leituras, programas de televisão, filmes, músicas e passatempos de baixo nível.

 

 

                    

Como se beneficiar com o Silêncio interior e exterior

Por Lygya



Há varias maneiras de provar que o silêncio é poderosíssimo em nossas vidas.

Uma dessas maneiras é quando há uma discussão explosiva entre duas pessoas e uma delas olha nos olhos da outra totalmente em silencio, ou seja, totalmente desprovida de dialogo interno e externo. Caso você queira experimentar o efeito que isso causa, logo após sua conduta perceba como a sua boa intenção transcendeu a palavra falada.

Existe um poder nisso porque geralmente a pessoa que esta emocionalmente descontrolada se sente fraca por não achar resistência ou ataque em retorno, e até mesmo fica curiosa de saber o que você esta pensando, e quando você continua calada (o), parece que um jato de água fria foi jogado em alguma coisa que esta fervendo. Sai fumaça mais não queima, evapora

Outra forma de silêncio é o mental, quando meditamos e desligamos o diálogo interno. Fazemos isso na pratica da meditação para que possamos estar em contado direto com a energia universal. Esse tipo de exercício funciona há milhares de anos entre os monges de vários países e curiosos no assunto do mundo inteiro. A paz e a conexão que se recebe é uma dádiva única pertencente a cada praticante. Muita gente não consegue apagar o dialogo interno, mas é justamente por isso que sugiro praticar até conseguir, não se arrependerá.
Outra forma mais conhecida é o silêncio vindo do nosso meio ambiente, o oposto das buzinas incessantes soadas dos carros com motoristas nervosos e estressados no tráfico do dia a dia.

Incluindo um minuto de silêncio quando queremos honrar alguém que já morreu.

Existe também varias citações celebres nos meios filosóficos sobre aquele que fala menos parece que sabe mais, como por exemplo:

“As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar”. - Leonardo da Vinci
"Cala-te ou diga coisas que valham mais que o silêncio". - Pitágoras

"O silêncio é a oração dos sábios".- Augusto Cury
Resumindo, aqui vai uma pequena lista de benefícios que o silêncio nos dá de presente:

➔ O silêncio nos auxilia a ouvir mais coisas como:
✱ O que esta se passando ao seu redor
✱ O que alguem esta falando que pode ser de extrema importância para nós
✱ aprender mais

➔ Relaxar mais
➔ Entrar em contato consigo mesma (o) mais profundamente
➔ Se dar a oportunidade de meditar e se conectar mais com o universo, dentre inúmeras coisas a mais.

Até na musica, quando há silêncio entre uma nota e um acorde, as vezes dá arrepio, tamanho é o poder de um momento de silêncio, fazendo parte do todo da canção.

Portanto, penso que quando nos tornamos sabios o suficiente para nos calarmos para ouvir mais, aprender mais e ver mais, estaremos no caminho da mestria, pois só com o  silêncio amigo teremos a oportunidade de ouvir e escutar, ao mesmo tempo. Com o silêncio sendo honrado por nós abrimos espaço para o conhecimento entrar profundamente em nossas vidas.

E você? Já sentiu os benefícios do silêncio interno ou externo?

Sua na magnitude do silêncio.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A VIDA NOS AGUARDA....






Não adianta nos perdermos na correria, nos papéis, inúmeros compromissos e nos esquecermos de ter tempo de estarmos conosco.

Assim, nossas angústias não cessam, não encontramos paz de espírito, equilíbrio...

Muitas vezes não sabemos o porquê de estarmos vivendo determinadas situações, de não conseguirmos realizar nossos sonhos e como sofremos...

Mas será que não é o momento de pararmos de nos condenarmos, de brigar com todos e sempre nos sentirmos a pior pessoa do mundo e nos auto abraçarmos?


Estranho? Qual a última vez que ficamos sem fazer nada, no silêncio, sendo a pessoa mais importante da nossa vida, como realmente somos? Um minuto para mim...


Desatar os nós das preocupações, esquecer o agito, deletar as frases costumeiras:

“Amanhã eu começo”, “ Não tenho tempo”, “ Depois eu faço”, “Não consigo”, “Não posso” e tantas outras que apenas podam as nossas potencialidades, que nos afastam da centelha divina que habita em nosso íntimo.

Que tal deixar que o amor que existe em nós aflore? Reflitamos: qual foi a última vez que demonstramos esse amor?


Amor é vida, lembremos disso.

Se não temos tempo para o amor, como iremos viver?

E o amor pode ser demonstrado de inúmeras formas...


O amor renova a vida, faz renascer a esperança, nos leva ao encontro da Providência divina.


É momento de amar!


Amar a todos!

Amar a vida!
Amar a si próprio!

Parar de enumerar nossos vacilos ou o que ainda não conseguimos superar e passar a reconhecer o nosso valor, os nossos talentos e mudar o placar do jogo?

Nem sempre venceremos, mas perdas não significam que só iremos colecionar derrotas, porque estas, na verdade, são apenas os degraus da nossa elevação espiritual.

Se não houvesse as quedas, como iríamos levantar com mais determinação para prosseguirmos?


Quem já caiu sabe que dói e muito, mas sabe ainda mais que quando buscou se levantar levou consigo o aprendizado para que a mesma queda não voltasse a ocorrer.

Mas o que estamos a fazer desse aprendizado? Guardado na gaveta, de nada serve.
Quantas vezes acumulamos conhecimentos mas deixamos de colocá-lo em pratica?
Esperamos pelo amanhã, sonhamos com a aquarela, mas esquecemos de pintá-la?

Como queremos que algo mude, se nossa mente é envolvida por pensamentos negativos?

Assim, já nos tornamos nossos maiores rivais, boicotamos as nossas chances de evolução.
Quantas vezes nos fechamos para o mundo, deixamos de sorrir, de perceber as pessoas que estão ao nosso lado e assim perdemos a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, companheiros de jornada que o Pai colocou em nosso caminho, quem sabe para nos auxiliar justamente naquele problema que não sabemos como enfrentar.

Mas se não olharmos para o lado, eles simplesmente passam...

Outras vezes, nos prendemos ao ontem e ao invés de prosseguirmos, de trilharmos novos caminhos, fixamos mentalmente aquele passado que se foi, acreditando que novas alegrias jamais possam nascer.

Temos, sim, uma história de vida, a nossa história, guardemos as lembranças, mas não paremos jamais de caminhar, porque outras recordações querem e precisam ser registradas em nossa alma.

E as vezes que que somos surpreendidos por uma tempestade, pensamos que o Pai está nos castigando, esquecendo por completo que Ele é Pai de Misericórdia.
Ao invés paciência como amiga, da resignação quando necessária e da confiança em prosseguirmos, simplesmente deixamos que as lágrimas sejam eternas.

E como elas podem ser eternas e nos causar inúmeras feridas...


Provas sempre existirão, são necessárias para nossa caminhada evolutiva, mas não significam que são eternas.

Muitas vezes, elas se prolongam por nossa própria escolha, porque deixamos de acreditar, de buscar pela renovação, passamos a habitar as cavernas, deixando a luz do lado de fora...
Quantos relacionamentos desfeitos porque deixamos de dizer uma simples frase?
Quantas amizades deixaram de nascer porque não sorrimos? Esperamos pelo outro, julgamos pela aparência, nos escondemos através de máscaras.
Quantas situações que nos causam sofrimento se prolongam, porque preferimos a inércia, sofremos e muito, mas continuamos presos ao medo, vendo o sol pelos cantos da janela...
Quanta vida é deixada para trás porque não acreditamos na nossa própria luz, na nossa capacidade de brilhar?

“Brilhe a vossa luz”, quantas vezes já ouvimos, mas quantas vezes realmente acreditamos e fizemos com que ela brilhe?


Talvez nesse momento estejamos atravessando aquela prova tão difícil, que tanto nos fragiliza, nos assusta e qual será a nossa escolha?

Se for a revolta, o comodismo, as ilusões e pessimismo, com certeza, o caminho se tornará ainda mais árduo.
Agora se adotarmos a certeza de que os dias nublados passarão...
Se descruzarmos os braços e carregarmos os tijolos da obra que queremos erguer...
Se passarmos a cultivar o hábito de nos sintonizarmos com a espiritualidade maior...
Se ao invés de nos algemarmos a nossa dor, passarmos a realizar pequenos gestos de amor...
Se fizermos nossas preces com o coração...
Se transformamos nossa fé em ação...
Se passarmos a sorrir mais...

E, principalmente, se acreditarmos em nosso imenso potencial, aí sim, as flores que tanto almejamos começarão a enfeitar nosso jardim.


Sejamos os nossos maiores aliados e caminhemos de cabeça erguida, mesmo quando portas se fecharem... Outras se abrirão.

Confiemos, mesmo quando essas portas demorarem para se abrirem, porque na hora certa, elas se abrirão...Tenhamos certeza!

“Ajuda-te e o céu te ajudará”, não foi dito em vão...


É hora de buscar fazer alguma coisa.

Uma nova alvorada nos espera, o amparo jamais nos faltará, mas também depende de nós.

Tenhamos fé!

Tenhamos perseverança.
E com ambas, avante!

A vida nos aguarda e se estamos queridos, não foi para sermos figurantes.

O palco da nossa vida nos aguarda e temos muito a brilhar.

E mesmo quando nossa luz parecer fraquejar, prossigamos, porque diante de nós, o Mestre permanece e Ele é a Luz que jamais nos deixará na escuridão...

domingo, 24 de abril de 2011

 








Na verdade, não há vida fora do momento presente. Cedo ou tarde, todos nós deveremos chegar a um acordo com este fato simples.

Se vocês estiverem a despertar plenamente no momento presente, e permanecerem fundamentalmente ancorados na Presença, então terão que se libertar do emaranhado de seu próprio passado. Não é o verdadeiro passado. É o passado lembrado, que os acessa através da mente sempre que pensam. Vocês terão também que se libertar do futuro imaginado, que nada mais é do que o passado projetado à frente. É simplesmente uma fantasia.

O verdadeiro futuro não existe no mundo da mente. O verdadeiro futuro se desdobra através do portal do momento presente, assim como o verdadeiro passado é acessível através do portal do momento presente.

Para se libertar do passado, há inúmeros passos que terão que dar.

1 – Se há sentimentos do passado, que estiveram reprimidos dentro de vocês, terão que permitir a estes sentimentos a oportunidade de se manifestarem em expressão consciente e responsável. Vocês não estão tentando se livrar destes sentimentos. Vocês estão simplesmente lhes permitindo que se expressem. Tudo na existência tem um direito de existir, incluindo os sentimentos da necessidade, mágoa e raiva. Se a eles foi negado o direito de existir quando eram jovens, porque eles eram muito dolorosos então, ou simplesmente não lhes foi permitido a expressão, eles terão que ser recuperados ao fluxo da expressão consciente que uma vez lhes foi negado.

2 – O perdão é uma força poderosa, que pode liberar o passado de vocês e vocês do passado. Perdoem a todos aqueles que os magoaram e busquem o perdão de todos que vocês magoaram. O perdão deve ser autêntico. Algumas vezes, a dor e a raiva em relação àqueles que os magoaram, devem ser experienciados plenamente, antes que o perdão possa ocorrer.

3 – Com algumas pessoas, a cura do passado é necessária antes que o perdão e a liberação possam verdadeiramente surgir. A boa notícia é que, através do poder da Presença desperta, que é um estado de Unidade com Deus, a cura emocional e da alma é possível de um modo que desafia toda a razão e está além da crença. Ao trabalhar com outros, eu tenho visto muitas vezes as suas vidas transformadas, pois conseguimos trazer à consciência algumas experiências traumáticas do passado, seja nesta existência ou em alguma vida anterior, que estava inconscientemente se projetando e afetando a sua experiência de vida atual.

4 – À medida que se mantêm com ressentimento, culpa ou censura vocês não podem estar presentes, simplesmente porque estes sentimentos os mantêm aprisionados ao passado. Vocês devem trazer estes sentimentos à tona. Traga-os à consciência de um modo amoroso e acolhedor. Identifiquem, reconheçam, confessem e expressem estes sentimentos, mas não os projetem em ninguém. Não acreditem neles. Vocês estão lhes permitindo à consciência, simplesmente de modo que eles não fiquem mais escondidos e assim eles não possam mais controlá-los inconscientemente. Sentimentos de ressentimento, culpa e censura é uma indicação de que vocês não estão assumindo a responsabilidade pela sua vida ou por vocês mesmos. É mais fácil culpar alguém do que assumir a responsabilidade própria.

5 – Este próximo ponto é o mais difícil de compreender e é o mais fácil de resistir. Se vocês continuarem a gerar bons sentimentos, lembrando-se de experiências felizes do passado, permanecerão em cativeiro com a mente e com o ego para sempre. A identificação com memórias felizes os mantém no mundo da mente e travam no lugar todas aquelas memórias infelizes e dolorosas que vocês prefeririam evitar. Isto é porque a mente é um mundo de dualidade, e não há maneira de evitar a dualidade, a não ser se tornar tão plenamente presente que a Unidade seja revelada como o motivo fundamental de sua existência. É o mesmo com o prazer decorrente da antecipação de um evento futuro. Somente o momento presente pode satisfazê-los. É somente quando despertamos plenamente no momento presente que a dualidade é superada e a Unidade, revelada.
(Leonarde_estudo sobre comportamento)



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mensagem de Recomeço - Recomeçar
 
 

"Sempre é tempo de recomeçar. Em qualquer situação podemos abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros sonhos. Renovar o nosso compromisso com a vida e assim, renascer para a vida e alcançar a felicidade. Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou. Não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado. Não se ligue em quem te traiu, você foi fiel. Não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo. Não reclame da dor, ela é a conselheira que nos chama de volta ao caminho. Não se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que alteram o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz, ora estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos... O mundo está cheio de novas oportunidades, basta olhar para a terra depois da chuva. Veja quantas plantinhas estão surgindo, como o verde se espalha mais bonito e forte depois da tempestade. As portas se abrem para os que não tem medo de enfrentar as adversidades da vida, para os que caíram, mas se levantam com o brilho de vitória nos olhos. Todo o caminho tem duas mãos, uma que seguimos ainda com passos inseguros, com medo, porque não sabemos ainda o que vamos encontrar lá na frente, na volta, mesmo derrotados, já sabemos o que tem no caminho, e quando um dia, resolvemos enfrentar os nossos medos e fazer essa viagem novamente, somos mais fortes, nossos passos são mais firmes, já sabemos onde e como chegar ao destino, o destino é a vitória, o seu destino é ser feliz, eu creio nisso, e você? Você está pronto para recomeçar? O caminho está a tua espera, pé na estrada, coloque um sonho na alma, fé no coração e esperança na mochila, a vida se enche de novidades para os que se aventuram na viagem que conduz a verdadeira liberdade."

segunda-feira, 18 de abril de 2011







O Apego

Uma das maiores fontes de angústia e infelicidade que podemos ter na vida é o apego. Quando nos tornamos dependentes de alguma situação ou de alguém para que possamos ser felizes, certamente começa o inferno.

Como é impossível controlar a realidade de modo que ela satisfaça todos os nossos desejos, é óbvio que em algum momento acabaremos por sofrer uma perda, uma rejeição ou teremos frustrada alguma expectativa.

Se nossa dependência dos fatores externos for demasiadamente grande, o sofrimento será inevitável. Entre todos os tipos de apego, certamente o mais difícil de superar é a dependência afetiva.

Esta é uma dificuldade tão disseminada, que existem grupos terapêuticos específicos para o seu tratamento, pois ela é tão destrutiva quanto a que se relaciona com vícios, como o álcool e as drogas.

A dependência afetiva tem como raiz uma baixa auto-estima e a necessidade de sentir-se amado para poder acreditar que se possui algum valor. Esta carência leva a situações humilhantes, pois faz com que a pessoa abra mão da própria identidade e faça qualquer concessão, para garantir a aceitação por parte do outro.

Para libertar-se dessa prisão é preciso, em primeiro lugar, tomar consciência de que algo de errado está acontecendo. Quando o primeiro sinal de que se precisa de ajuda surge, é importante agir, principalmente, para que o sentimento de fraqueza desapareça, visto que num grupo de terapia pode-se perceber que muitos outros seres humanos se encontram na mesma situação.

Esta descoberta traz alívio, incentivo e motivação para que se persista na busca da cura. Quanto mais o amor-próprio e a autovalorização se fortalecerem, mais rapidamente acontecerá a transformação.

... "Para o apego, a consciência não é necessária; ao contrário, a consciência é a barreira. Quanto mais consciente você se torna, menos você será apegado, porque a necessidade de apego desaparece. Por que você quer estar apegado a alguém? Porque sozinho você sente que você não se basta. Você sente falta de alguma coisa. Algo fica incompleto em você. Você não é inteiro. Você precisa de alguém para completá-lo. Daí, o apego. Se você está consciente, você está completo, você é inteiro - o círculo está completo agora, não está faltando nada em você - você não precisa de ninguém. Você, sozinho, sente uma total independência, uma sensação de inteireza.
Isso não quer dizer que você não amará as pessoas; ao contrário, somente você pode amar. Uma pessoa que seja dependente de você não pode amá-lo: ela o odiará. Uma pessoa que precisa de você não pode amá-lo. Ela o odiará, porque você se torna o cativeiro.
Ela sente que sem você ela não pode viver, sem você ela não pode ser feliz, então, você é a causa das duas coisas, da felicidade e da infelicidade dela. Ela não pode se dar ao luxo de perdê-lo e isso lhe dará uma sensação de aprisionamento: ela é sua prisioneira e se ressentirá disso; ela lutará contra isso.
As pessoas odeiam e amam ao mesmo tempo, mas este amor não pode ser muito profundo. Somente uma pessoa que seja consciente, pode amar, porque esta pessoa não precisa de você.
Mas, então, o amor tem uma dimensão totalmente diferente: ele não é apego, ele não é dependência. A pessoa não é sua dependente e não o fará dependente dela: a pessoa permanecerá uma liberdade e lhe permitirá permanecer uma liberdade.
Vocês serão dois agentes livres, dois seres totais, inteiros, se encontrando. Esse encontro será uma festividade, uma celebração - não uma dependência. Esse encontro será uma alegria, uma brincadeira".


Osho, The Book of the Secrets.








TERAPIA E EMAGRECIMENTO

Tem gente que pensa que para fazer dieta só é necessário consultar uma nutricionista ou uma dieta da moda que lhe trace um esquema alimentar e pronto. Um dia, dois, três, até funciona... daqui a pouco, pronto — já está devorando tudo a sua frente.

É que para um programa alimentar sadio, deve corresponder uma cabeça sadia que ajude. Uma moça conta: "quando brigava com meu namorado ficava nervosa e comia demais". Outra nos relata:"quando saí de casa de meus pais e vim para a cidade grande, engordei 5 quilos. Sentia muita solidão e falta de um diálogo amigo a noite em casa". Viram?

Entrando na referência pessoal de cada um, quem não se lembra de, após uma situação que tenha nos provocado raiva, ciúme, desconsideração, por exemplos, ter caído de boca num sorvete ou barra de chocolate? Tudo bem! Fazer isso num dia para se compensar é perdoável — não podemos ser tão rígidos sempre para conosco mesmos; agora, se você compensa tudo e sempre — tristeza, angústia, sentimentos de inadequação, sentimentos de desapoio, perdas, através da comida vai acabar assim mesmo — gordinha (o) como está.

Aqui entra o valor de um processo terapêutico. A terapia vai ensiná-lo a diferenciar fome do vazio existencial. Uma determinada mulher, ansiosa demais pela nova profissão que deveria assumir, se vê comendo aos borbotões até que a terapia a fez ver seu processo e ela, consciente, controla o erro alimentar.

É preciso primeiro conhecer o inimigo para depois derrotá-lo. Senão, este inimigo fica traduzido num incomodo que não definimos e, pelo caminho mais fácil, o decodificamos como fome e lá vamos nós. E assim sucessivamente. São muitos os motivos que nos levam a comer em excesso. Afinal, comer é o primeiro comportamento que fazemos na vida — é inato porque serve para manter nossa sobrevivência.

Através do comer, o bebê sente o primeiro prazer e o primeiro conforto da vida e, pela vida afora associamos comida com um estado meio que nirvânico, gostoso, e feita essa associação, logo que estamos nos sentindo mal, a tendência é relacionar o mal com a falta de comida. Erro de interpretação.

A terapia vai ajudá-lo a encontrar os verdadeiros motivos pelos quais você exagera. O medo da própria sexualidade e sensualidade pode fazer com que algumas mulheres comam demais. Engordando, afastam possíveis interessados. Isso acontece freqüentemente com mulheres que, tendo sofrido muito com o amor, se protegem de entrar novamente num processo de enamoramento porque temem a dor da perda e do rompimento. Não têm maiores alegrias, mas, também, se protegem de maiores tristezas. Anestesiam-se na vida.

Enfim, a terapia vai fazer você enxergar suas tristezas, solidões, angústias, raivas, saudades, sentimentos de inadequação, timidez — todas emoções negativas das quais queremos fugir. Mas, não é comendo que você foge deles. Pelo contrário! O comer demais mais ansiedade traz para você. Traz culpa também, queda de auto-estima e auto-imagem. Ademais, só provoca uma sedação e um prazer imediato que não substitui a satisfação de você conseguir o que você quer realmente — estar mais magra (o) e elegante.

Quando se descobre outros prazeres da vida, não se fica só na oralidade do comer —você estará de dando outros nutrientes de uma vida significativa e plena de alegrias.

Encaminhado por e-mail para Dra. Elaine Marini.








OS DOZE MANDAMENTOS CONTRA O STRESS
I - Os desejos são ilimitados, o seu tempo não. Defina metas, prioridades da sua vida. Faça periodicamente uma revisão de seus objetivos.

II - Você é responsável e senhor da própria qualidade de vida. Defenda seus direitos. Aprenda a ser eficaz e a ter ritmo: trabalho / lazer, alimentação / jejum, ação / repouso, inspiração / expiração. A qualidade de vida é uma planta que necessita ser regada sempre.

III - Você é um só. Você só tem um coração. Portanto, faça uma coisa de cada vez. Tenha atividades e relações relaxantes, que não tragam a necessidade contínua de competir ou correr atrás o tempo todo.

IV - Cuide do seu corpo. Escolha alimentos saudáveis, evitando agressões do tipo fumo, droga, excesso de bebida e comida. Reduza a ingestão de café. Beba oito copos de água, no mínimo, por dia. Mantenha seus intestinos bem funcionantes. Faça atividades físicas, no mínimo três vezes por semana, compatíveis com seu temperamento e condições físicas. Mantenha seu peso corporal em um nível satisfatório para você. Ponha os pés descalços na terra por um mínimo de 20 minutos, em um lugar de muito verde, uma vez por semana, para descarregar. Faça um chek-up anualmente. Tenha um médico de confiança.

V - Cuide de sua mente. Seja seletivo com o que lê e vê. Reduza o hábito de assistir televisão. Exercite sua criatividade com música e artes em geral. Faça coisas que nunca fez, indo a lugares que nunca foi. Quebre rotinas e experimente o novo.

VI - Que a sua casa seja um lar. Um lugar acolhedor que o receba ao final de um dia cansativo, oferecendo-lhe conforto, calor à sua alma, repouso e amorosidade. Que seja um ninho para refazer as suas forças. Cuidado: não gaste todas as suas energias para ter uma casa e todos os bens de consumo do mundo moderno. Pode não lhe sobrar nem um minuto para usufruí-la. Tornar uma casa um lar é um aprendizado contra o stress.

VII - Descubra quem é você. Qual é seu temperamento, quais são suas crenças? Seja coerente com elas. Defenda seu bem-estar. Cultive um respeito saudável por sua individualidade e privacidade.

VIII - Não seja onipotente. Aprenda com os outros, procure ajuda necessária com amigos, médicos, terapeutas. Ouça e veja, para depois identificar quem são os aliados necessários e aqueles que deve evitar. Não avalie pessoas e situações com preconceito. Às vezes, a resposta de uma situação difícil e estressante está numa atitude ou pensamento inédito.

IX - Conheça e respeite o outro. Ouça com atenção, buscando compreender o que o outro quer dizer. Ao verbalizar, certifique-se de estar sendo claro e compreensivo com o outro. O outro não é melhor nem pior que você. Ele é diferente, o que torna necessário o esforço de entendimento de ambos os pontos de vista. Aceitar e usufruir as diferenças é sabedoria.

X - Amor, intimidade e sexualidade. Relações compulsivas, superficiais, narcisistas são como fast-food: costumam ser atraentes, mas não são nutritivas e podem custar muito caro a médio prazo. Cuide para desenvolver intimidade com pessoas com as quais sinta afinidade. Cultive a espontaneidade, sinceridade, amizade, alegria e prazer nas trocas afetivas. Deixe o sentimento fluir: "O amor faz bem ao coração".

XI - Centre-se e equilibri-se. Todos os dias encontre em tempo para esvaziar-se e estar consigo mesmo (pelo menos um banho prolongado e tranqüilo). Use técnicas auxiliares como meditação, respiração e massagens para relaxamento. Não seja escravo nem de si mesmo. Tenha férias! Contra o stress, o período mínimo de férias é de 21 dias consecutivos. Tenha férias compatíveis com suas condições físicas, psíquicas e financeiras. Lembre-se: programas com muitos estímulos são prazeirosos para quem está vitalizado. Não leve em sua bagagem de férias seu chefe, sua firma, companhias desgastantes, seu computador e outras malas sem alça.

XII - Tenha fé. Uma situação, qualquer que seja, nunca é apenas boa ou ruim. Haverá sempre custos e benefícios. Quanto mais luz, mais sombra. Nunca se esqueça de que tudo é temporário. É muito importante preservar-se para a próxima etapa. Você é único, o que te faz valioso. Confie em você mesmo e na ajuda cósmica.
fonte: Jornal Estado de Minas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

 

 

 

 

 

Exponha claramente ...

É muito importante que você dirija a sua atenção consciente ao que deseja, do contrário pode ver-se arrastado pela influência das coisas que o rodeiam. Você sofre um bombardeio de estímulos dos pensamentos e a menos que exponha claramente o que lhe importa, poderá ser influenciado pelo estímulo do pensamento de outra pessoa que, na melhor das hipóteses, é irrelevante para você.

Se não sabe o que quer, é aconselhável que exponha a sua intenção: quero saber o que é que eu quero. Quando você expõe o seu desejo, começa a atrair informações, oportunidades e muitas coisas entre as quais pode escolher, e a partir desde repertório de ideias que fluem para você, ficará mais claro o que realmente quer.

Abraham

 

 

 

 

 

Você não está aqui para consertar ninguém!

A coisa mais importante que gostaríamos que entendesse é que você veio para esta experiência física porque é um magnífico criador.

Você não veio para consertar ninguém ... nem consertar coisa alguma para alguém.

Você deseja tanto que todos estejam bem.

Você traz em si um Eu Interior que é uma energia tão positiva e pura que quando você está experimentando algo menos que energia pura e positiva, você não consegue suportar. E quando vê aqueles que lhe são queridos experimentando qualquer coisa menos que pura e positiva energia, você não pode suportar mesmo.

Então você acha que precisa orquestrar alguma coisa para melhorar as coisas para eles. E tudo que acontece é que eles o odeiam por isto. Porque você não pode querer por alguém. Nem atrair por outra pessoa. Eles começam a resistir. Ele dizem: "Não tem nada de errado aqui. Vá embora. Deixe-me! Deixe-me viver minha própria vida."

E você diz: "Mas eu quero que você seja feliz."

Entenda que a forma de ajudar alguém é reconhecer que eles estão aqui para desvendar tudo por si próprios. E quanto antes você disser, "Você é brilhante. Você é maravilhoso. E eu sei que você pode dar conta disto. Já estou caindo fora", em melhor situação estarão todos vocês.

Solte-os para suas próprias criações. Pense você que são boas ou más criações. Deixe-os criar.

E ao criarem, irão descobrir suas próprias fraquezas e força. Ao descobrirem suas fraquezas e poder irão entender como se joga o jogo, percebe?

Não conhecemos uma única pessoa em sua vida que não tenha em si seu próprio Eu Interior de Energia Pura e Positiva.
Seu objetivo dominante quando veio para cá era o de ser um catalisador para ajudá-los a se conectarem ao Eu Interior deles. E este tem sido seu objetivo. Este é seu desejo evidente. É isto que você tem procurado, seja numa relação de trabalho, seja no seu casamento, seja em sua família, seja com seus amigos. Você está aqui querendo apaixonadamente que o mundo seja um lugar melhor.
Mas ao perceber que o mundo não vai bem - nem que seja neste relacionamento que está focado - então você acha que precisa consertar alguma coisa. Mas as suas tentativas de consertar o mundo são feitas de um estado de desconexão, quando você não tem poder nem lucidez.

Está entendendo do que falamos?Vamos acreditar mais no potencial de cada um!!!!

Abraham-

terça-feira, 12 de abril de 2011

CÉLULAS TUMORAIS EXPOSTAS À "QUINTA SINFONIA", DE BEETHOVEN,
PERDERAM TAMANHO OU MORRERAM

Mesmo quem não costuma escutar música clássica já ouviu, numerosas vezes, o primeiro movimento da "Quinta Sinfonia" de Ludwig van Beethoven. O "pam-pam-pam-pam" que abre uma das mais famosas composições da História,


Descobriu-se agora, seria capaz de matar células tumorais - em testes de laboratório. Uma pesquisa do Programa de Oncobiologia da UFRJ expôs uma cultura de células MCF-7, ligadas ao câncer de mama, à meia hora da obra.
Um em cada cinco delas morreu, numa experiência que abre um nova frente contra a doença, por meio de timbres e frequências.

A estratégia, que parece estranha à primeira vista, busca encontrar formas mais eficientes e menos tóxicas de combater o câncer:
em vez de radioterapia, um dia seria possível pensar no uso de frequências sonoras. O estudo inovou ao usar a musicoterapia fora do tratamento de distúrbios emocionais.

- Esta terapia costuma ser adotada em doenças ligadas a problemas psicológicos, situações que envolvam um componente emocional. Mostramos que, além disso, a música produz um efeito direto sobre as células do nosso organismo - ressalta Márcia Capella, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, coordenadora do estudo.


Como as MCF-7 duplicam-se a cada 30 horas, Márcia esperou dois dias entre a sessão musical e o teste dos seus efeitos. Neste prazo, 20% da amostragem morreu. Entre as células sobreviventes, muitas perderam tamanho e granulosidade.


O resultado da pesquisa é enigmático até mesmo para Márcia.
A composição "Atmosphères", do húngaro György Ligeti, provocou efeitos semelhantes àqueles registrados com Beethoven. Mas a "Sonata para 2 pianos em ré maior", de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das mais populares em musicoterapia, não teve efeito.

-
Foi estranho, porque esta sonata provoca algo conhecido como o "efeito Mozart", um aumento temporário do raciocínio espaço-temporal - pondera a pesquisadora. - Mas ficamos felizes com o resultado. Acreditávamos que as sinfonias provocariam apenas alterações metabólicas, não a morte de células cancerígenas.

"Atmosphères", diferentemente da "Quinta Sinfonia", é uma composição contemporânea, caracterizada pela ausência de uma linha melódica. Por que, então, duas músicas tão diferentes provocaram o mesmo efeito?


Aliada a uma equipe que inclui um professor da Escola de Música Villa-Lobos, Márcia, agora, procura esta resposta dividindo as músicas em partes. Pode ser que o efeito tenha vindo não do conjunto da obra, mas especificamente de um ritmo, um timbre ou intensidade.


Outra via de pesquisa é investigar se as sinfonias provocaram outro tipo de efeito no organismo. Por enquanto, apenas células renais e tumorais foram expostas à música. Só no segundo grupo foi registrada alguma alteração.

A pesquisa também possibilitou uma conclusão alheia às culturas de células. Como ficou provado que o efeito das músicas extrapola o componente emocional, é possível que haja uma diferença entre ouví-la com som ambiente ou fone de ouvido.


- Os resultados parciais sugerem que, com o fone de ouvido, estamos nos beneficiando dos efeitos emocionais e desprezando as consequências diretas, como estas observadas com o experimento - revela Márcia.


Fonte: O Globo - Renato Grandelle

segunda-feira, 11 de abril de 2011

 
 
 
 
 
 
 
 
Voce sente pena? O que está por trás deste sentimento
Não é preciso procurar muito para encontrar alguém que esteja passando por um de sofrimento. Quanto mais próximo, maior a nossa tendência em sentir pena e sofrer junto com a criatura. Há também aqueles que sentem pena de tudo e todos, até mesmo de pessoas que vêem na televisão, nas ruas ou de outras que apenas ouviram falar através de um amigo. Parece algo natural: se eu vejo alguém sofrendo, sinto-me mal com aquele sofrimento e assim tento ajudar. Se consigo ajudar sinto um certo alívio. Se não consigo ou não tenho a possibilidade, além da pena, surge também o sentimento de impotência.
Mas o que verdadeiramente está por trás do sentimento de pena de forma inconsciente? Respondo. A culpa em estar em uma situação melhor, por não carregar aquele problema que o outro carrega. Em resumo, é a culpa em ser feliz. Como posso me sentir bem se tal pessoa (filho, pai, mãe, amigo, parente, criança de rua, população de tal país...) está sofrendo? Como não nos permitimos nos sentir bem quando outras pessoas estão sofrendo (e sempre tem gente sofrendo), criamos então um sofrimento para nós mesmos: culpa e pena.
A partir desses sentimentos, criaremos ainda mais situações nas nossas vidas para nos igualarmos aos outros. Obviamente, fazemos isso na maior parte da vezes de forma inconsciente. Vou explicar melhor como isso funciona.
Vamos supor alguém que tem uma situação financeira razoável e que sente muita pena quando vê um conhecido em situação difícil. Essa pessoa poderá usar vários mecanismos para aliviar esse sentimento. Talvez ela empreste ou doe dinheiro a pessoa. Tem pessoas que vivem perdendo dinheiro dessa forma: emprestando para pessoas em dificuldades que acabam não pagando. Muitas amizades já se acabaram por isso. A pessoa pode até ficar com raiva do devedor, mas em um nível mais profundo, ela desejou perder aquele dinheiro, houve um ganho inconsciente do alívio da culpa.
Mas caso essa pessoa não possa ajudar todo mundo, afinal de contas, tem muita gente sofrendo com a pobreza e é impossível ajudar a todos, uma forma de aliviar esse desconforto é causar sofrimento a si mesma. A pessoa acaba criando situações financeiras difíceis pra sua própria vida.
Inconscientemente, quando sentimos pena das pessoas pobres é como se quiséssemos também ficar na mesma situação delas para assim aliviar a culpa em ter uma vida melhor, já que não conseguimos tirá-las da pobreza.
Pode parecer irracional, absurdo, mas o inconsciente é assim mesmo. Se você for pobre como eles, então, não há razão para se sentir culpado. Talvez você até pense que seria bom que tudo mundo saísse da pobreza, mas como não é essa realidade atual e muitos acham que não é possível que todos tenham uma vida próspera (o pensamento de que só tem pobre porque tem rico e etc...), é mais fácil sabotar o próprio crescimento financeiro e ficar numa pior para se sentir aliviado por um lado.
O cúmulo dessa sabotagem é quando a pessoa perde ou doa tudo e vira mendigo. Ela não ajudou a resolver a pobreza, mas agora não sente mais culpa, e passou a ser parte do problema. Outras pessoas agora sentirão pena e culpa ao vê-la.
 
Esses mecanismos sabotadores acontecem de outras formas. Uma mulher que seja muito bonita pode ser sentir mal ao ser elogiada na frente de outras que sejam, vamos assim dizer, menos favorecidas esteticamente, e acaba não se cuidando tanto ou se escondendo. Um filho de uma mãe depressiva se sabota e não se permite ser feliz pois inconscientemente sente que não seria justo já que sua mãe sofre. Isso é comum demais, e está sempre presente em algum nível nas famílias, principalmente naquelas com depressão e outros tipos de sofrimento mais intensos.
Os familiares tendem a sofrer uns com os outros como uma forma de solidariedade doentia. Assim, o filho cria uma vida difícil, entra em relacionamentos que causam sofrimento, não busca um trabalho terapêutico para se ajudar, e quando busca e começa a melhorar... muitas vezes larga o tratamento para se sabotar e não ficar mais feliz.
No nível racional, desejamos nos libertar do sofrimento e ajudar nossos amigos e a família. No entanto, ao sentir pena e culpa, alem de nos causar sofrimento, nossa tendência será tomar atitudes que vão ajudar a manter padrões negativos das pessoas. Atrapalhamos o crescimento alheio ao invés de ajudar. É o caso dos pais que ajudam o filho de forma ilimitada por sentir pena e não querer que ele sofra. O filho pode ser tornar inseguro, ou vira um inconsequente. Ao sentir pena da mãe em depressão, os filhos cedem aos mais variados tipos de chantagem emocional (direta ou indireta) e alimentam o vitimismo e a depressão dela. Quando estamos envolvidos nessas situações, é muito difícil enxergar tudo isso.
Outras situações comuns onde ocorre a "tabelinha" culpa/pena que ajudam a manter os padrões negativos: casos de doenças graves, alcoolismo, dependência de droga, obesidade e etc... Em resumo, quando sentimentos pena, estamos, na verdade, é nos sentindo culpados e desejando inconscientemente sofrer junto com as pessoas. Além disso, esses sentimentos nos levam a agir de forma a incentivar outras pessoa a se manterem em um padrão negativo, mas pensamos que estamos ajudando.
O que fazer? Devemos nos tornar pessoas frias e insensíveis? Muitos pensam que, se a pessoa não sente pena, ela é egoísta, uma pessoa má. É mais um equívoco do ego que está sempre buscando formas de justificar a necessidade de sofrer. Permitir a si mesmo ser feliz e estar em paz não é ser insensível, pelo contrário. Ajudamos mais quando somos mais felizes, assim, não cairemos nos mecanismos sabotadores de alimentar o padrão negativo dos outros.
Sempre que detecto isso nos clientes, começo a aplicar a técnica para limpar essas emoções. Quando fazemos isso, muito da auto-sabotagem inconsciente que a pessoa vinha praticando desaparece. A mulher bonita passa a gostar de se arrumar e aparecer sem constrangimento. Os pais conseguem dizer não e impor limites, entendendo que o sofrimento do filho faz parte do seu crescimento. O filho que tem a mãe depressiva se permite ser feliz e deixa de cair na chantagem emocional que alimenta o vitimismo. Deixamos de entrar em enrascadas financeiras e começamos a prosperar.
(Texto _ André Lima)

domingo, 10 de abril de 2011

Filha...
Hoje é um dia muito especial...
Você é uma LUZ tão linda em nossa vida!
Obrigada Papai do Céu por nos abençoar com esse lindo raio de sua LUZ!!!!!!!!!!!!!!!
Beijo grande ...
Seus pais...
Divânia e Herbert.

sábado, 9 de abril de 2011

Tango com Antonio Banderas no filme Vem Dançar

COMO CONTROLAR O PESO NO INVERNO....











No inverno nossa vontade de comer aumenta, enquanto a motivação para praticar exercícios diminui. Isso contribui para ver o ponteiro da balança subir com os quilos a mais, que só são percebidos na mudança de estação. Quando isto acontece, principalmente as mulheres começam a se preocupar com o corpo e acabam fazendo dietas malucas para voltar ao peso antigo rapidamente. Na ansiedade de voltar ao peso ideal, muitas delas acabam cometendo algumas loucuras que podem ser prejudiciais para a saúde.
Segundo estudos, a fome que geralmente sentimos a mais no inverno, está relacionada à adaptação do organismo com a temperatura mais fria e com a diminuição do consumo de água, que é muito menos se comparado com a quantidade que ingerimos durante o verão. Quando o frio chega, damos preferência para os alimentos mais quentes e calóricos, que são digeridos mais lentamente.
O sedentarismo nos dias mais frios também prevalece, a pessoa fica com preguiça de fazer suas atividades diárias e na maioria das vezes, prefere trocar o horário das atividades físicas por ficar em casa, embaixo das cobertas e comendo alguma coisa. Tais atitudes fazem com que a pessoa acostume a ter maus hábitos e perca o controle do peso.
Para controlar o peso no inverno e não ganhar alguns quilos a mais, não é preciso deixar de comer os alimentos típicos da estação e sim saber controlar as refeições, evitando os excessos e principalmente deixar a preguiça de lado para praticar exercícios.
O consumo de frutas e verduras não deve ser deixado de lado, pois além de possuir várias vitaminas, eles ajudam no equilíbrio do nosso organismo e melhoram o até mesmo o aspecto da pele. Caso não queira consumir a fruta inteira, uma boa dica é preparar sucos para serem consumidos ao longo do dia. Já as verduras, se não consumidas frescas, podem ser adicionadas em sopas ou em saladas quentes refogadas.

Dicas para ter uma boa alimentação no inverno

- A alimentação deve ser feita a cada 3 horas, em quantidades moderadas.
- Substitua leite integral por desnatado, chocolate por chá e açúcar por adoçante.
- Evite o consumo exagerado de carnes gordurosas, invista em pratos mais saudáveis acompanhados de salada com verduras cozidas .
- O consumo de fibras, além de ajudar bastante no funcionamento do intestino, dá sensação de saciedade prolongada ao organismo e evita o exagero nas próximas refeições.
- Invista em sopas e caldos com bastante verduras e substitua doces calóricos por uma salada de frutas.
- Prepare vitaminas e sucos.
- Mesmo sem muita vontade, consuma muita água por dia. De preferência, 2 litros por dia
- Pratique exercícios. Fazer caminhadas de 30 minutos por dia é o essencial para controlar o peso e te deixar saudável.








Quem já não teve uma vontade inexplicável de comer algo apenas por gula, que atire a primeira pedra. Usada para diminuir nossa ansiedade, cuidar da nossa TPM, da briga do namorado ou da pressão no trabalho, a comida é uma solução rápida e nada saudável para lidar com os problemas.
Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é compulsão e como ela funciona. Normalmente ela aparece quando alguma coisa está errada (dificuldade de relacionamento com os pais, perdas, separações, etc) e um enorme vazio se instala dentro de nós. Como essa sensação de vazio é muito ruim, nosso inconsciente acaba encontrando uma forma de aliviar nossa dor, seja através da comida, bebida, sexo, compras, drogas e etc.
O problema é que o vazio persiste e exige cada vez mais, isto é, a pessoa acaba se tornando compulsiva numa tentativa de “cobrir” esse “buraco emocional”. Infelizmente como é uma questão emocional a única solução é descobrir a causa e enfrentá-la o que muitas vezes pode ser bem difícil e doloroso, o que torna comer uma caixa de bombons no café da manhã uma tarefa mais agradável.
Mas por que a escolha da comida? Nossa primeira experiência de carinho é durante a amamentação. Além de o leito materno saciar a nossa fome, no colo materno temos à sensação de conforto e segurança. Isto é, desde o nascimento aprendemos a associar a comida com o “aconchego”.
Então, o que fazer para combater a compulsão alimentar?
Normalmente o compulsivo é um pouco ansioso e deseja soluções rápidas, afinal existe aquele “doloroso vazio”, o que faz com que ele procure dietas milagrosas, remédios.
 Portanto, não adianta tentar soluções rápidas para a obesidade sem um tratamento para compulsão alimentar, pois enquanto existir o vazio haverá a compulsão. Um bom exemplo são pessoas que param de fumar e engordam, quer dizer, trocam a compulsão do cigarro pela comida. Seja qual for a compulsão (comida, álcool, jogos, etc) ele merece atenção e tratamento.
Pessoas iradas têm ódio de si...
Este é o segundo artigo da série Os Sete Pecados Capitais: gula, cobiça, luxúria, avareza, preguiça, ira e inveja. Nesse segundo artigo abordarei a ira. Segundo o dicionário Aurélio, ira é cólera, raiva, indignação, desejo de vingança. É preciso distinguir entre a ira ou cólera; e raiva ou ódio. O ódio e a raiva, de certa forma, são a ira reprimida. São emoções totalmente destrutivas tanto para os que as sentem como para quem se torna objeto delas. A ira é um impulso momentâneo, que provoca também os maus pensamentos, fazendo com que muitas vezes façamos acusações injustas, provocando muitas brigas e conflitos nas relações.

Pessoas que se comportam de maneira feroz, animal, destrutiva, agressivas, demonstram imaturidade. Se a ira causa um desejo descontrolado de vingança, está diretamente associada a desonra, brigas, indignação, a agressividade exagerada, a qual desencadeia hostilidade e destruição. É um estado de descontrole, que chega a modificar o semblante, a expressão facial.

O homem conseguiu controlar sua agressividade através da razão, ou seja, utiliza a racionalização como um mecanismo de defesa, mas quando tomado por uma forte emoção nem sempre esses mecanismos atuam. A agressividade gerada pela ira demonstra a incapacidade de racionalizar quando se deixa dominar pela emoção, sobrepondo muitas vezes, conteúdos inconscientes, como por exemplo, pode indicar uma incapacidade exagerada de amar aos outros, muitas vezes como resultado do amor que não recebeu na infância ou da agressividade que recebeu, repetindo assim o mesmo padrão. Nesses casos é preciso identificar a emoção que foi mobilizada e que não permitiu a atuação do mecanismo de defesa.

A ira no trabalho

No campo profissional a ira é o maior exemplo de sentimentos expostos, por exemplo, pelos líderes sem equilíbrio emocional ou autoconhecimento. Basicamente a atitude mental que está por trás da ira é o desejo de destruir. É aquele líder que apela para técnicas pouco eficazes como mexer com o lado emocional. É do tipo que, quando você vai pedir seu aumento salarial, ele diz que você é um ingrato e que você não imagina como foi difícil convencer a diretoria a lhe dar o último aumento. Ou quando ele não concorda com algo que você fez, ameaça o seu emprego, às vezes com frases sutis como: "O mercado de trabalho está difícil, não?". Ou ainda, quando você debate empolgado com ele sobre sua brilhante carreira, ele diz algo como, "Você tem ainda muito que aprender..." Ou seja, sempre te colocando para baixo, desvalorizando, com autoritarismo, desrespeito, provocando com o tempo e com as somas destes comentários, muita ira.

Por baixo de toda ira quase sempre detectamos o medo de errar, de expressar-se de outra maneira, de perder espaço, etc. Ao invés de terem consciência da origem de tais sentimentos, preferem atacar para defender-se de seus próprios fantasmas. O resultado disso é fazer com que a equipe não discuta os problemas com o líder, pois sabe que ele irá utilizar algum artifício emocional, desencadeando assim aspectos emocionais e conflitos.

Como lidar com a ira

O que fazer quando somos tomados pela emoção e perdemos o controle? Com certeza não é sair xingando ou berrando com o primeiro que aparecer pela sua frente, isso só vai piorar as coisas e trazer mais confusão.

O mais indicado é extravasar sim, porém de maneira adequada, seja surrando uma almofada ou um colchão, fechando os vidros do carro ou se trancando em seu quarto e gritar. Pode também escrever tudo que estiver sentindo e depois poderá guardar e ler após um mês.

Outra técnica é a visualização: imagine a pessoa que provocou tal sentimento em você e fale tudo que estiver sentindo. Qualquer coisa que libere seus sentimentos, ainda que só em seus pensamentos, te trará um grande alívio, pois para o inconsciente não há diferença entre o pensamento e a realidade. É possível assim, descarregar toda energia reprimida causada pela ira ou raiva de modo a não ofender ou machucar alguém.

Depois, mais calmo, é possível analisar a situação e refletir o que tocou tão profundamente dentro de você, o que tocou em sua emoção. Isso não quer dizer que seja saudável nos sentirmos irados a todo momento, considerando tudo como ofensa pessoal, mas havendo o sentimento, também não é benéfico reprimir sua manifestação, desde que seja feita como sugerida acima.

Mas o que dizer daquelas pessoas que estão sempre extravasando sua ira e continuam constantemente iradas?

Geralmente, são pessoas que não se confrontam com a fonte original do sentimento e saem agredindo a todos, quando na verdade, ainda que inconscientemente, estejam agredindo a si próprias.

Através do auto-conhecimento é possível perceber que comportamentos desse tipo são manifestações de ódio por si mesmo. Por mais que possam te fazer, não permita que alguém tenha controle sobre seus sentimentos e consiga te deixar irado. Como em todos os outros pecados o amor por si mesmo ainda é o melhor remédio.
 

ESTÁ TRISTE? ESTÁ MACHUCADO? OLHE PARA FRENTE....

Quantas vezes nos sentimos cansados de tudo e de todos? Quantas vezes não temos vontade de mudar tudo em nossa vida? Tudo cinza, dolorido, sem cor... tristeza infinita. Nos perguntamos por que nada dá certo... São tantas as decepções, tantas as palavras ruins, tantos os desencontros, tanta injustiça! Ainda mais quando uma relação não vai bem ou quando termina. Neste momento sentimos muita tristeza, uma angústia que parece não ter fim. De onde tirar forças? As perguntas são muitas, queremos saber os motivos pelo quais o outro mudou suas atitudes, por que falou o que falou, fez o que fez, não disse o que deveria dizer ou esperávamos que dissesse, enfim, os questionamentos são muitos, mas se pensarmos bem, não há como obter respostas de quem não está mais ao nosso lado para nos dar, podemos apenas levantar hipóteses, mas que podem estar muito longe da verdade de quem as sente. Podemos e devemos buscar nossas próprias respostas, entender melhor nossos próprios sentimentos, refletir e aprender com tudo que está acontecendo ou já aconteceu, mas saber como será o amanhã... isso só o tempo poderá nos dizer. Será que vale a pena ficar minutos, horas, dias, meses, pensando o que o outro está sentindo, pensando, fazendo? Por que sentimos tanta dificuldade em voltar o foco apenas para nossa própria vida? Será que ficamos tristes e decepcionados por estar longe de quem amamos ou será que é por tudo que deixaram de fazer e nos fizeram sentir? Contraditório, não? Pois se durante o relacionamento sofremos por algumas atitudes ou pela falta de outras, como podemos sentir falta do que nos fez sofrer? Creio eu que sofremos mesmo por aquilo que esperávamos receber e não recebemos, pelas expectativas que criamos ao longo da vida. Sofremos, na verdade, não por estar sem a presença daquela pessoa, mas sim por não realizarmos o que tanto esperávamos junto dessa pessoa. Mas não podemos querer sozinho o que pode e deve ser feito a dois.

Quando buscamos sempre agradar, entender e vamos nos ferindo... algo está errado! Nada de abraços... entenda! Nada de beijos... entenda! Nada de conversas... entenda! Nada de perguntas... entenda! Sempre brigando... entenda! Sempre indo embora... entenda! E aos poucos vamos nos sentindo errados, culpados em não fazer dar certo. Não somos culpados de nada! Ou somos? Em algumas situações podemos até perceber que poderíamos ter agido de outra maneira, mas o quanto tentamos! E aprendemos.

Está machucado? Chega de permitir ser mais machucado! Quantas vezes já foi machucado e superou? Não será dessa vez que não conseguirá! Não acredite em tudo que ouve, observe! Não permita ser desrespeitado, invadido! Não despreze suas intuições, seus sentimentos mais nobres. Queremos ajudar e nos machucamos. Quer ajudar? Faça trabalho voluntário! É preciso lembrar que amor é troca, companheirismo, amizade, seja qual for a situação. Estar junto quando tudo está bem é muito fácil, mas permanecer ao lado quando há problemas, isso não é para qualquer um ou para qualquer sentimento. Olhe para frente, esteja com quem gosta e gosta de você! É triste, mas se acabou será que não pode agradecer por isso? Acabou e que bom! É assim que podemos pensar e sentir! Aprenda com tudo que aconteceu, só assim conseguirá superar este momento. Volte o foco para sua vida, para aqueles que gostam e que verdadeiramente estão ao seu lado. O que gostava de fazer e não tem feito? Retome algumas coisas, descubra outras que possam lhe fazer bem. Se quiser olhar para trás, faça para lembrar tudo que tem conquistado nos últimos tempos. Se você escrever uma lista poderá se surpreender com tantas coisas que tem para agradecer. Faça isso, escreva suas conquistas, uma por uma, sem julgar, sem medir, não há conquistas grandes e pequenas; conquistas são sempre conquistas, o tamanho delas somos nós mesmos que lhes damos. Feito isso, verá o quanto é capaz! Uma relação pode ter terminado, mas não sua vida! Lembre-se disso quando cair algumas lágrimas pelo seu rosto ou quando a saudade bater forte e sentir que não vai aguentar. Tenho certeza que por mais profunda que seja sua dor, você conseguirá superar, como tantas outras dores, talvez até mais forte que essa, mas como já passou só nos lembramos da dor desse momento. Essa também irá passar, depende apenas de você se permitir e oferecer a si mesmo momentos de paz, harmonia, estando com você mesmo acima de tudo!
 

mensagem para você-auto estima

PRESENÇA....











Eu declaro a minha independência como ser livre que EU SOU

Abro minha alma ao amor divino

Uno-me ao Criador e me liberto de todos os laços que me aprisionam

EU SOU senhor absoluto de minha vontade

e respeito às leis eternas que regem todas as coisas em todos os planos

Sobre os influxos do amor

sinto a serenidade que me conduz a mente do infinito

Abro conscientemente as minhas asas

e alço vôo rumo à luz

Desfaço-me de todos os acordos e associações que me aprisionam

e me guio para a minha liberdade

Anulo todos os contratos e ligações com todos os seres sob forças avessas

e me declaro livre

EU SOU a expressão imaculada do amor sagrado

EU SOU livre...

EU SOU livre...

EU SOU Livre...

EU SOU livre como o meu Pai me criou

Quebro todos os vínculos

com qualquer coisa que me impede a minha ascensão ao coração de Deus

meu Pai

Amparo-me sob a proteção dos Anjos de Bem

para que eu possa agir livremente conforme a minha vontade

que é a vontade de Deus

Liberto-me das invisíveis mãos que me seguram

e retardam e me envolvo na força e na coragem que me trazem a liberdade

Nutro-me do poder do poder do amor

para alcançar a vitória em meus empreendimentos

EU SOU a chama divina

e me estabilizo na força de todo o meu poder de vontade própria

Por isto Eu Afirmo

EU SOU livre

EU SOU livre

EU SOU livre

Eu tenho o vigor da decisão firme na busca da minha libertação,

agora me declaro um ser livre

EU SOU dono da minha vontade

e faço o meu caminho com o auxílio daqueles que me guiam

protetores enviados pelo meu Pai – Deus

EU SOU luz e não admito sombras no raio de aço em que pertenço

Fecho a minha aura

e deixo nela penetrar somente a energia Crística de puro amor

Alio-me aos divinos seres

que trabalham para a fraternidade de todos os meus irmãos

Coloco-me de joelhos

e estendo as minhas mãos em clamor ao Espírito Santo de Deus

Para que Ele envie a mim seus Anjos

para que neste auxilio eu possa ir em direção ao rumo certo da minha libertação

EU SOU livre...

EU SOU livre...

EU SOU livre...

Agora EU SOU livre

Filho da liberdade no Supremo Ser – Deus

Vibro na freqüência do Cristo que interpenetra todos os seres em todos os mundos

Dissolvo em mim as crenças que não fazem parte do meu ser

e Intensifico em mim a força Una do amor Divino

Eu vivo em oração e sinto a harmonia

e sou o Senhor absoluto de minha vontade e dos meus pensamentos

Eu tenho o livre arbítrio de fazer o que eu quiser

por que EU SOU livre

e por isto busco a União com o meu Criador

EU SOU livre

e sei que a garantia da minha liberdade está em meus pensamentos

e atos que respeitam a Lei Suprema

que governa integralmente o pulsar de toda a vida

Eu fui Criado sob as Leis do Amor

e nelas devo permanecer em harmonia

EU SOU filho da força da saúde e da beleza

Deus.

Amada presença de Deus

irradia a vossa luz em meu coração e em meus pensamentos

Liberte meu corpo

e a minha mente de todos os entraves para que eu possa trabalhar em pró -

em pró de todos e em total comunhão com a luz –

Sagrada Eterna

Em nome da Poderosa Presença de quem EU SOU

do meu Santo Cristo Pessoal da energia Cristica que transforma todos na realidade Divina

Elevo minha consciência a Deus -

me purifico e me liberto de todas as energias densas e negativas

Eu Amo a Luz

segunda-feira, 4 de abril de 2011











Eu Sou a Essência Absoluta, Sou Arquinatural,
Onisciente e Onipresente, Sou a Mente Universal,
Sou a Causa Originária, Sou o Pai Onipotente,
Sou Distinto e Sou o Todo, Eu Sou Ambivalente.

Estou Fora e Dentro, Estou em Cima e em Baixo,
Eu Sou o Todo e a Parte, Eu é que a tudo enfaixo,
Sendo a Divina Essência, Me Revelo também Criação,
E Respiro na Minha Obra, sendo o Todo e a Fração.

Estou em vossas profundezas, sempre a vos Manter,
Pois Sou a vossa Existência, a vossa Razão de Ser,
E Falo no vosso íntimo, e também no vosso exterior,
Estou no cérebro e no coração, porque Sou o Senhor.

Vinde pois a Meu Templo, retornai portanto a Mim,
Estou em vós e no Infinito, Sou Princípio e Sou Fim,
De Minha Mente sois filhos, vós sereis sempre deuses,
E, marchando para a Verdade, ruireis as vossas cruzes.

Não vos entregueis a mistérios, enigmas e rituais,
Eu Quero Verdade e Virtude, nada de “ismos” que tais,
Que de Mim partem as Leis, e, quando nelas crescerdes,
Em Meus Fatos crescereis, para Minhas Glórias terdes.

Eu não Venho e não Vou, Eu sou o Eterno e o Presente,
Sempre Fui e Serei, em vós, a Essência Divina Patente,
A vossa presença é em Mim, e Quero-a plena e crescida,
Acima de simulacros, glorificando em Mim a Eterna Vida.

Abandonando os atrasados e mórbidos encaminhamentos,
Que lembram tempos idólatras e paganismos poeirentos,
Buscai a Mim no Templo Interior, em Virtude e Verdade,
E unidos a Mim tereis, em Mim, a Glória e a Liberdade.

Sempre Fui, Sou e Serei em vós a Fonte de Clemência,
Aguardando a vossa Santidade, na Integral Consciência,
Pois não quero formas e babugens, mas filhos conscientes,
Filhos colaboradores Meus, pela União de Nossas Mentes.

Osvaldo Polidoro